Jornal O Impacto - Guararapes e Região

Instituto Nossa Senhora de Fátima completa 65 anos

 



Marcela Melanin Montoro (*) 

 

O Instituto Nossa Senhora de Fátima é uma obra ligada à Congregação: Pequena Obra da Divina Providência, fundada por Dom Orione. Dom Orione é chamado de o Apóstolo da Caridade, pai dos pobres e benfeitor da humanidade. Desde pequeno se preocupou muito com os pobres, velhos, doentes e deficientes. Para aliviar tanta dor e socorrer os mais necessitados ele resolveu fundar nossa Congregação, que hoje se encontra espalhada de norte a sul do Brasil e em muitos países do mundo inteiro.

Em dezembro de 1956 é registrado em cartório o primeiro estatuto do Colégio Nossa Senhora de Fátima da Pequena Obra da Divina providência- Guararapes-SP.

No dia 3 de setembro de 1957,o Diretor Geral da Congregação de Dom Orione, Dom Carlos Pensa, lançava a primeira pedra do grande edifício; vários padres prestaram o seu serviço na construção do colégio, como foi carinhosamente chamado desde o início.

Em setembro de 1961 foi realizada a primeira quermesse que ajudou a desafogar as dividas que já pesavam sobre a entidade. A pedido do professor Jovelino Gada, a data da quermesse foi transferida para o dia 29 de junho, firmando esta data para que se tornasse uma tradição de ajuda ao Colégio, e graças a Deus esta tradição continua até hoje.

A 4 de fevereiro de 1965 foi inaugurado o orfanato, procurando atender o desejo do povo de Guararapes. Em maio de 1969, foi iniciada a construção do Barracão de Festas do Colégio, que até hoje é palco de famosas quermesses e festas com quase 2.000 pessoas participando. Em volta do Barracão, se realiza anualmente o também tradicional leilão de gado.

Em agosto de 1978, foram iniciados alguns cursos profissionalizantes em colaboração com o SENAI de Araçatuba. Eram cursos de marcenaria para jovens e adultos, curso de pedreiro, encanador, eletricista e pintor, que atendiam aos internos e aos seminaristas do Colégio, assim como jovens e adultos de nossa querida Guararapes.

O Instituto Nossa Senhora de Fátima, desde o seu começo, é uma escola vocacional. Depois, atendendo às necessidades locais e regionais, começou a funcionar também como orfanato.

Assim, nosso Colégio chega aos 65 anos de Estatuto coroado de glória e satisfação, pois seu passado e seu presente, são a alegria e a esperança da região, onde os padres e religiosos de Dom Orione, procuraram implantar o amor, a paz, a concórdia, valorizando especialmente, o pobres e sofredores. Trilhando um caminho de amor, o Colégio procurou mostrar a beleza do trabalho do esforço e da dedicação, sobretudo quando o alvo é a pessoa humana.

Dirigido pelo padre Marcelo de Menech Machado desde 2017, o Instituto Nossa Senhora de Fátima atua em duas vertentes:

Seminário- é responsável pela preparação de jovens que querem ser religiosos e padres. Com isso, oferece processo de reflexão e treinamento vocacional para os aspirantes ao seminário, que os procura de forma livre e espontânea e que deseja enraizar profundamente no estudo religioso, bem como na formação de seminarista como proposta de vida. Hoje temos dois aspirantes, um Clérigo Religioso e o padre Formador (responsável pela formação);

 

CEDO - Centro Educacional Dom Orione, atende 105 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, de ambos os sexos, em horário extraescolar. Funciona diariamente das 7:30 as 17:00 horas, onde é oferecido alimentação (café da manhã, almoço e café da tarde).

 Os assistidos participam de diversas atividades como oficina de artes, dança, esportes, recreação, leitura, teatro, artes marciais (muay thai e Jiu Jitsu), aero jump, informática e aula de música.

 

(*) Marcela Melanin Monto é psicóloga do Instituto Nossa Senhora de Fátima

Postagem Anterior Próxima Postagem

ÓTICA OCULAR E ESTILO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SICOOB

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SUPERMERCADOS JORDÃO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

RIGUETI AUTO PEÇAS

Jornal O Impacto - Guararapes e Região