Jornal O Impacto - Guararapes e Região

Covid-19: Número de contaminações diárias cai 25% em Guararapes

 Fevereiro começa com uma trégua do coronavírus, mas população tem que se preparar para o pico de contágio da Ômicron


- Ediwilson dos Santos –

 

                Depois de um janeiro assustador, com recordes sucessivos de contaminações, além de quatro mortes, Guararapes iniciou fevereiro com uma queda de 25% na média diária de notificações de casos positivos para o coronavírus, numa comparação entre esta e a semana passada.

                De acordo com os dados divulgados no boletim da Vigilância Epidemiológica, entre a segunda (31/01) e a quinta-feira (03/02), foram confirmadas 443 contaminações na cidade, contra 593 no mesmo período da semana anterior (do dia 24 a 28/01).

                Com base nesses números, a média diária de contaminações da última semana de janeiro (considerando apenas entre segunda e quinta) ficou em 148,25 casos e no mesmo período desta semana o resultado é 110,75 contaminações por dia.

                A queda pode ser considerada um reflexo da sacudida que a Ômicron, a variante africana do coronavírus, deu nos guararapenses em janeiro, levando a população a correr em busca da atualização vacinal, o que provocou por duas vezes o esgotamento das doses disponíveis na cidade, tamanho era o descaso de alguns moradores com a imunização até o fim do ano passado.

                Para se ter uma ideia melhor do susto que a população levou, em 31 de dezembro a cidade tinha 1.325 pessoas em atraso com a segunda dose. Ontem (4), este número caiu para 802. Mas o descaso da população com o plano vacinal recomendado pelas autoridades sanitárias ainda é mais flagrante com relação às pessoas que precisam tomar a terceira dose. No final do ano passado, 4.834 guararapenses ainda não tinham tomado o reforço contra a Covid. Agora, o número quase dobrou, passando para 7.160 pessoas circulando pela cidade sem a vacinação completa.

                Números atualizados da vacinação mostram que até a quinta-feira Guararapes estava com 26.323 moradores vacinados com a primeira dose, o que corresponde a 98,3% da população-alvo, 24.149 (89,1%) com a segunda dose e 9.966 (36,3%) com a terceira dose.

 

PICO DA ÔMICRON

                A queda na média diária de contaminações não é para ser comemorada. Ao contrário disso, a população precisa reconhecer que afrouxou as medidas protetivas contra o coronavírus em dezembro, contribuiu com o aumento de casos em janeiro e agora deve seguir os protocolos com atenção redobrada, inclusive cobrando dos demais à sua volta o uso de máscara facial em todos os ambientes, conforme as orientações que o prefeito Alex Arruda vem dando todos os dias para a população através das suas redes sociais.

                Desde dezembro, o Ministério da Saúde vem alertando que o auge da Ômicron no Brasil acontece agora, em fevereiro. Alguns estados, como São Paulo, estão conseguindo estabilizar a incidência da cepa africana unicamente em virtude do aumento percentual da população com as doses de imunizante em dia. Na quinta-feira, SP registrou 349 mortos pela Covid-19, conforme divulgado pelo G1 Notícias.

 

PLANTÃO DA VACINA

                Neste sábado, o Departamento de Saúde da Prefeitura de Guararapes estará realizando mais um plantão de imunização contra a Covid-19, das 8h às 16h30, na UBS “Dr. Akira Motomatsu”. É preciso levar a carteira de vacinação e o RG. Para vacinar seus filhos, os pais têm que levar também a Certidão de Nascimento.







Postagem Anterior Próxima Postagem

ÓTICA OCULAR E ESTILO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SICOOB

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SUPERMERCADOS JORDÃO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

RIGUETI AUTO PEÇAS

Jornal O Impacto - Guararapes e Região