Jornal O Impacto - Guararapes e Região

Dinheiro esquecido nos bancos: nova consulta pode ser feita em maio

 


- da Redação –

 

Desde a segunda-feira (14), a população pode consultar se tem algum valor “esquecido” em bancos ou instituições financeiras. Essa consulta só pode ser feita pelo site https://valoresareceber.bcb.gov.br/.

O antigo site havia sido lançado no dia 24 de janeiro, mas, no dia seguinte, a página do Banco Central saiu do ar devido ao grande número de acessos. Na época, o Banco Central, por meio de nota, informou que estava investindo na ampliação de sua capacidade de atendimento.

Em um primeiro momento, o montante vem de contas correntes ou poupanças não sacadas, cobranças indevidas de tarifas ou de obrigações de créditos, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de associados de cooperativas de crédito e grupos de consórcios extintos. Em seguida, tarifas, parcelas e obrigações de operações cobradas indevidamente, contas pré-pagas ou pós-pagas encerradas com crédito, registros mantidos por corretoras com saldos disponíveis e outras situações com valores a serem devolvidos por instituições.

Caso você não tenha saldo a receber, o próprio sistema vai indicar uma outra data na qual o usuário deverá entrar e consultar novamente. O Banco Central lembra que, quem não tiver valores a receber nesta etapa, poderá ter nas próximas fases. Em maio, a instituição ampliará a base de dados para incluir novos tipos de saldos residuais. 

 

R$ 8 bilhões para devolução

Segundo dados do Banco Central, cerca de R$ 8 bilhões estão parados em bancos ou instituições financeiras, esperando para serem sacados. Paulo Dantas da Costa, vice-presidente do Conselho Federal de Economia (COFECON), diz que os dados são surpreendentes e que podem ajudar na economia em geral. "É um fato importante na medida que os gastos das pessoas têm repercussão na demanda que, por consequência, atinge o setor produtivo pela fabricação de novos produtos", ressalta. (fonte: Brasil 61)




Postagem Anterior Próxima Postagem

ÓTICA OCULAR E ESTILO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SICOOB

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SUPERMERCADOS JORDÃO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

RIGUETI AUTO PEÇAS

Jornal O Impacto - Guararapes e Região