Jornal O Impacto - Guararapes e Região

Guararapes intensifica exames de mamografia e alerta para importância do diagnóstico precoce

 

- da Redação –

 

O dia 5 de fevereiro celebra o Dia Nacional da Mamografia e destaca a importância do exame para detecção precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil. 

Em comemoração a esta data, o Departamento Municipal de Saúde, durante o mês de fevereiro, intensificará as ações para a busca ativa das mulheres acima de 35 anos, para a realização de exame de mamografia. 

Os exames são realizados na Casa de Saúde, localizada na praça Max Wirth, de segunda a sexta-feira. O agendamento é feito em todas as Unidades Básicas de Saúde, no período das 8h às 16h, e os documentos necessários são: CPF, RG e cartão do SUS.

Vale ressaltar que a Prefeitura de Guararapes investiu em um novo compressor para o mamógrafo. O compressor é essencial para garantir a qualidade da imagem, pois uniformiza e reduz a espessura da mama, evitando imagens “borradas” e permite diminuir a dose de radiação, facilitando a penetração do feixe de raio-X. Nos exames com compressão insuficiente, pode não ser possível evidenciar a presença de tumores.

A mamografia auxilia largamente na detecção precoce do câncer de mama. Este exame consiste em um tipo específico de radiografia e localiza possíveis sinais precoces dos tumores de mama, antes até que seja possível palpar as lesões. Ele também é essencial para a fase de tratamento após a verificação da existência da doença. 

O câncer de mama pode ser curado. Quanto mais cedo ele for detectado, maior a chance de cura, alertam os médicos. 

Mamógrafo à disposição da população feminina no Centro de Diagnóstico e Imagem (Casa de Saúde da Mulher) 

Postagem Anterior Próxima Postagem

ÓTICA OCULAR E ESTILO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SICOOB

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SUPERMERCADOS JORDÃO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

RIGUETI AUTO PEÇAS

Jornal O Impacto - Guararapes e Região