Jornal O Impacto - Guararapes e Região

Diva do rádio e da tevê, Lolita Rodrigues morre aos 94 anos

 

A atriz Lolita Rodrigues morreu neste domingo (5), em João Pessoa (PB) aos 94 anos. Depois de décadas de muito trabalho e sucesso, Lolita fez da capital paraibana o seu refúgio desde 2015, onde morava com a única filha.

Muito diferente dos holofotes a que foi acostumada a conviver desde a juventude, Lolita Rodrigues passou a ter uma vida discreta. O último registro público da atriz foi uma foto em 2021, quando ia tomar a vacina contra a Covid.

Nos últimos dias, Lolita desenvolveu um quadro de pneumonia e foi internada em um hospital particular em João Pessoa. Mas às 4h30 desse domingo, ela se despediu da vida.

Os meios de comunicação foram informados pela família que o corpo da diva do rádio e da tevê seria cremado em uma cerimônia restrita nesta segunda-feira, atendendo a um desejo da artista.

Além de cantora de rádio, Lolita Rodrigues foi atriz, apresentadora e uma pioneira da televisão. "Eu me lembro de uma música que ela cantava 'Verde, verde, verde limón'. Ela canta com a mãe, eu ajustava o microfone pra ela cantar. Eu era operador de áudio. Ficamos tão amigos. Ela era a única pessoa mais velha do que eu nesse meio da televisão. Fiquei sozinho", lamentou o ator veterano Lima Duarte.

“Uma pessoa importantíssima no rádio e na TV brasileira. Agora o trio tá completo lá no céu: Lolita Rodrigues, Nair Belo e Hebe Camargo. Deve estar uma festa danada”, destacou Ary Fontoura, fazendo referência à amizade do trio feminino que mais marcou a história da tevê brasileira.

O apresentador Serginho Groisman também se despediu da última do trio mais alegra da TV: "Lolita hoje se junta a Nair, Hebe e Jô. Risadas garantidas no céu."

Marcello Camargo, filho de Hebe Camargo, postou: “Tenho certeza que minha mãe a estará recebendo com muito amor, essa amiga de uma vida e da eternidade!”

A atriz Lilia Cabral enviou uma mensagem: “A Lolita era uma grande mulher, forte, inteligente, linda. Jamais irei esquecer seu carinho e seu olhar tão responsável pelos profissionais da TV.”

O escritor e dramaturgo Walcyr Carrasco disse: “Descanse em paz, minha querida e eterna Lolita Rodrigues, uma das grandes pioneiras da TV brasileira. A arte está de luto!”

O cantor Aguinaldo Rayol, parceiro de Lolita na televisão, se despediu da amiga: “Parece até que eu vou fazer o programa e você vai lá trabalhar junto comigo. Que você esteja sempre na memória de todos nós. Lolita Rodrigues, a grande querida estrela brasileira. Fique com Deus.”

 

Carreira

Nascida em Santos, no ano de 1929, Lolita Rodrigues estreou na carreira artística 10 anos depois, ainda no rádio. Na inauguração da televisão brasileira, em 1950, ela já estava em evidência. Foi Lolita Rodrigues quem cantou o hino da televisão brasileira, substituindo a amiga Hebe Camargo, que não pode participar.

A carreira artística começou no final da década de 1930. Lolita tinha 10 anos quando passou a cantar no rádio e a atuar em radionovelas. Quando ela tinha 13 anos, a família mudou-se para São Paulo.

Nos anos 1950, Lolita estreou como atriz na novela “A Muralha”, da TV Record. Fez trabalhos importantes em novelas da Tupi e da Excelsior e apresentou os programas “Almoço com as estrelas” e “Clube dos Artistas”, ao lado de Aírton Rodrigues, com quem ela esteve casada entre 1951-1983. Airton faleceu em 1993.

Em 1963, Lolita Rodrigues interpretou Laura, em “2-5499 Ocupado”, a primeira novela diária da televisão brasileira. A sua estreia na TV Globo foi em 1986, na minissérie “Memórias de um gigolô”, interpretando Antonieta.

Trabalhou em novelas de sucesso como “Sassaricando", "Rainha da Sucata", “Despedida de Solteiro”, “A Viagem” e "Terra Nostra". Nos anos 2000, fez "Uga Uga" e “Kubanacan”, contracenando com a grande amiga Nair Belo. O último trabalho de Lolita na Globo foi “Viver a Vida”, em 2009, com a personagem Noêmia.

Nair, Lolita e Hebe na inesquecível e hilariante entrevista a Jô Soares, em 2000

Postagem Anterior Próxima Postagem

ÓTICA OCULAR E ESTILO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SICOOB

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SUPERMERCADOS JORDÃO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

RIGUETI AUTO PEÇAS

Jornal O Impacto - Guararapes e Região