Jornal O Impacto - Guararapes e Região

Brasil registra mais de 45 mil casos de covid-19 em uma semana

 

O Brasil registrou mais de 45 mil casos de covid-19 entre os dias 11 e 17 de fevereiro. É o maior número de casos na comparação entre as semanas epidemiológicas de 2024. Quase 200 pessoas morreram por causa da doença neste ano, de acordo com o painel de casos do Ministério da Saúde.

O último boletim Infogripe Fiocruz também mostrou que os diagnósticos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, associados à covid, aumentaram principalmente na região Sudeste e Centro-Oeste.

No Rio de Janeiro, por exemplo, na primeira semana epidemiológica do ano, 10,5% dos testes de antígeno realizados na rede pública tiveram resultados positivos. Já na semana 7, de 11/02 a 17/02, a taxa de positividade subiu para quase 30%, passando de 43% entre os testes do tipo RT-PCR.

O coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, avalia que os aumentos podem fazer parte dos ciclos de picos da doença em diferentes regiões, mas também podem refletir a maior circulação das pessoas nas festas de fim de ano e carnaval.

O pesquisador reforça que a primeira recomendação para conter o aumento de casos continua sendo a vacinação, que previne os quadros graves. “Quando a gente pensa em internações, em mortes, a bivalente continua sendo eficaz. O que a gente tem disponível no Brasil continua dando conta do recado pra diminuir o risco de agravamento”, lembra ele.

A partir deste ano, a imunização contra a Covid foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação das crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Grupos prioritários a partir de 5 anos e com maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para formas graves da doença têm indicação de dose anual. Já pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidos, gestantes e lactantes, devem tomar uma dose semestral. (fonte: Agência Brasil)

Ministério da Saúde reforça que vacinação é a única maneira de evitar evoluções severas da covid-19 / foto Ag. Brasil

Postagem Anterior Próxima Postagem

ÓTICA OCULAR E ESTILO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SICOOB

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SUPERMERCADOS JORDÃO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

RIGUETI AUTO PEÇAS

Jornal O Impacto - Guararapes e Região