Jornal O Impacto - Guararapes e Região

Infestação de dengue em Guararapes chega a 900% acima do tolerado

 

O Departamento de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, divulgou nessa semana o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira) de 2024, realizado em Guararapes, que tem como objetivo avaliar a infestação do mosquito, que transmite doenças como a dengue, a chikungunya, zika vírus e febre amarela.

O índice de infestação alcançou 4.5, um nível considerado alarmante, uma vez que está nove vezes (ou, 900%) acima do tolerado pela Organização Mundial de Saúde, que é 0.5. O Levantamento foi realizado no período de 19 a 23 de fevereiro.

Naquele período, os agentes da Vigilância Sanitária visitaram 600 imóveis e recolheram 27 amostras de locais onde localizaram larvas do mosquito. Um dado também bastante preocupante divulgado pela VS revela que a maior incidência larvária foi detectada em vasos de plantas, bebedouro de animais e ralos.

A Prefeitura de Guararapes vem desenvolvendo o seu trabalho de combate à dengue com arrastões de limpeza na cidade, vistorias constantes de quintais das residências, empresas e outros locais para eliminar qualquer acumulo de água que possa facilitar o desenvolvimento do vetor. 

Quando confirmado um caso de dengue, o entorno da residência onde o adoentado mora passa por um bloqueio da VS, que desloca para lá seus agentes para reforçarem vistorias, eliminar água parada e aplicar inseticida.

Também como ação de reforço, a Prefeitura firmou parceria com a Sucen e nessa semana foi iniciado um cronograma de nebulização veicular em diversos bairros da cidade. A população, no entanto, precisa colaborar, cuidando da própria casa, para que esse trabalho da prefeitura alcance êxito.

                Neste ano, Guararapes registrou 224 casos confirmados de dengue até a sexta-feira (8).





Postagem Anterior Próxima Postagem

ÓTICA OCULAR E ESTILO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SICOOB

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SUPERMERCADOS JORDÃO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

RIGUETI AUTO PEÇAS

Jornal O Impacto - Guararapes e Região