Jornal O Impacto - Guararapes e Região

Câmara de Birigui cassa mandato do prefeito e André Fermino assume administração

 

            Por 13 votos a favor, um contra e uma abstenção, a Câmara dos Vereadores de Birigui cassou o mandato do prefeito Leandro Maffeis (Republicanos), em sessão realizada na tarde dessa quinta-feira (4). Maffeis perdeu o mandato acusado de irregularidades na aquisição de combustíveis para a frota municipal.

Agora afastado do cargo, Maffeis alega que as acusações são fundamentadas em brigas políticas e a sua defesa garante que vai recorrer da cassação.

Como o vice-prefeito Carlão Gallindo morreu de covid-19 em 2021, o presidente da Câmara, José Luís Buchalla (Patriota), deveria assumir. Contudo, ele renunciou ao cargo de presidente alegando motivos pessoais e familiares.

Dessa forma, na manhã desta sexta-feira (5), a edilidade voltou a se reunir e elegeu presidente da Casa o vereador André Luis Moimas Grosso, também conhecido como André Fermino (PP), que foi um dos 13 parlamentares favoráveis à cassação de Maffeis. Automaticamente, ele assume a partir de agora o comando da administração municipal, até decisão da Justiça Eleitoral.

 

Improbidade administrativa

Leandro Maffeis foi acusado de omissão e negligência pelos vereadores, que alegam que o prefeito sabia das irregularidades na compra de combustível para veículos do município. Contudo, esses automóveis estavam parados em oficinas, o que seria uma prova de fraude.

Segundo a denúncia, até os servidores em cargo de chefia participavam do esquema, o que dificultava a fiscalização. Os vereadores alegam que houve aumento significativo de gastos, o que desfalcou os cofres públicos em R$ 55 mil.

A leitura do relatório final da CP começou em setembro do ano passado, mas uma liminar judicial suspendeu a sessão. A Câmara recorreu e conseguiu o direito de retomar o julgamento de onde havia parado, o que terminou com a cassação do prefeito.

Maffeis teve o mandato cassado por acusação de fraude na compra de combustível

André Fermino foi eleito presidente da Câmara e, automaticamente, passou a ser prefeito
Postagem Anterior Próxima Postagem

ÓTICA OCULAR E ESTILO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SICOOB

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SUPERMERCADOS JORDÃO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

RIGUETI AUTO PEÇAS

Jornal O Impacto - Guararapes e Região