O governo estadual estuda
resgatar o transporte ferroviário de passageiros pela malha Oeste. A informação
foi dada pelo governador Tarcísio de Freitas nessa quinta-feira (18), durante
uma entrevista realizada na sede do GCN/Sampi e na rádio Difusora AM, em Franca.
A declaração vem no contexto de
um debate sobre a viabilidade de reativar essa linha ferroviária, que enfrenta
desafios em competir com a Malha Paulista devido à sua menor capacidade para
transporte de carga.
Tarcísio enfatizou que a Malha
Oeste, devido à sua bitola estreita, não é adequada para cargas pesadas, o que
abre oportunidades para outros usos, como o transporte de passageiros,
especialmente se for considerada a Malha Sul em Presidente Prudente.
Além disso, ele mencionou a
intenção de desenvolver um projeto para explorar essa possibilidade já em 2025,
seguindo a estratégia já implementada em outras partes do Estado, como a
ligação entre Sorocaba e Bauru. O mesmo deverá ser feito na Malha Sul, que
passa por Presidente Prudente.
A malha ferroviária sempre foi
administrada pelo governo federal, até que a Ferrovia Novoeste S.A. obteve a
concessão da Malha Oeste, em leilão realizado em 05 de março de 1996. A outorga
dessa concessão foi efetivada no mesmo ano e a empresa iniciou a operação dos
serviços públicos de transporte ferroviário de cargas. A partir de 2015, após
um processo de fusão com a Rumo Logística, a empresa passou a ser controlada
pela Rumo.