Jornal O Impacto - Guararapes e Região

Prefeitura de Guararapes bombeia água de represa particular para manter abastecimento à população

 

            A Prefeitura de Guararapes está contando com a solidariedade do proprietário de uma represa particular para manter o fornecimento de água tratada para a população sem a necessidade de tomar medidas de contingência, como racionamento e rodízio.

           A informação foi confirmada nesta segunda-feira (7), pela assessoria de comunicação do município, que complementou afirmando que por enquanto, a Estação de Tratamento de Água (ETA) está conseguindo suprir a demanda.

           Ainda conforme a assessoria, a represa municipal de Guararapes está atualmente com um volume 2,40 metros abaixo do normal, o que significa aproximadamente 3 milhões de litros a menos.

         A represa tem capacidade para armazenar 3,744 milhões de litros de água e a única maneira de manter o fornecimento, neste momento, é com a ajuda da fonte de reserva particular.

           Do dia 17 de abril até o fechamento do mês de setembro, ou seja em 167 dias, a ETA registrou apenas 78,1 mm de chuva, volume irrisório com a média histórica para o período e insuficiente para manter o nível regular da represa municipal em um período tão prolongado de estiagem, calor e consumo elevado.



      A recomendação da Prefeitura Municipal é para a população evitar a todo custo desperdiçar água. Abaixo, seguem algumas práticas para economizar:

- Desligue a água enquanto estiver escovando os dentes;

- não lave áreas, garagens e quintais

- Após fechar a torneira, certifique-se de que ela não esteja pingando. Essas gotinhas podem custar muito caro, sabia?

- Limpe a louça antes de lavá-la. Essa é uma dica e tanto para evitar o desperdício. Tire o excesso de resíduos a seco e só depois jogue água. Também não esqueça de desligar a torneira enquanto estiver ensaboando as louças

- Reutilize água da máquina de lavar. Essa água não é própria para o consumo, mas pode servir para as plantas, lavar o quintal e dar descarga;

- Cheque se há algum vazamento na sua casa;

- Não tome banhos muito demorados. Uma ducha de 15 minutos gasta, em média, 135 litros de água;

- Acumule as roupas para lavar. Assim, você enche totalmente a máquina e usa água uma vez só.

Postagem Anterior Próxima Postagem

SICOOB

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SUPERMERCADOS JORDÃO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

RIGUETI AUTO PEÇAS

Jornal O Impacto - Guararapes e Região