A partir de 26
de maio, as equipes pedagógicas das escolas, incluindo professor efetivo e
não-efetivo e o trio gestor (diretor, vice-diretor e coordenador de gestão
pedagógica), terão o desempenho avaliado entre si e por estudantes.
O processo,
que já faz parte do Programa Ensino Integral (PEI), será agora ampliado a todas
unidades de tempo parcial.
O objetivo da
Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP) é oferecer mais uma ferramenta
de gestão às escolas e, assim, qualificar aspectos importantes das rotinas
educativas, tais como metodologia, gestão da sala de aula, comunicação e
liderança.
A avaliação
será aplicada em dois momentos durante o ano letivo. A “avaliação de desempenho
diagnóstica”, aplicada no 1º semestre, é de caráter formativo e visa
identificar os pontos positivos e o que pode ser aprimorado. Nesse primeiro
momento, nenhum profissional receberá uma nota final ou qualquer penalidade.
Para o 2º
semestre, está prevista a “avaliação de desempenho final” com finalidade
somativa e como instrumento adequado para subsidiar a decisão quanto à
permanência do profissional no posto, aulas e/ou classes. As regras foram publicadas
nesta terça-feira (20).
Para obter um
resultado mais preciso, a proposta é que as escolas organizem uma série de
consultas, a partir de um questionário padrão enviado pela Seduc-SP. Dessa
forma, estudantes devem responder sobre o desempenho de professores e equipe
gestora.
Já os professores analisam a equipe gestora, que por sua vez acompanha o trabalho dos diretores. Por fim, os diretores têm o papel de avaliar professores e a equipe gestora. O diretor será orientado a preencher os itens do professor com o apoio do trio gestor, em comissão.
,Feedback e reunião de devolutiva
Ao final da
etapa de questionário, as informações de todos os profissionais serão
consolidadas e reunidas no “painel de resultados”. Para os professores, o
painel é composto por 10 itens.
Além da
avaliação e validação de estudantes e do trio gestor (determinadas por 1, 2 ou
3 estrelas), serão contabilizados o percentual de presença, de preenchimento do
diário de classe e de atingimento do bônus em 2024 e a participação ou não no
Programa Multiplica e a categoria do docente. De acordo com os dados, serão atribuídas
as cores verde, amarela e vermelha no farol. As cores do farol irão nortear o
relatório final.
Para os
professores, a diretriz da Seduc-SP é que o feedback seja realizado pelos
diretores das unidades. A reunião de devolutiva deve ser bem estruturada e é
fundamental para a construção de um plano de desenvolvimento individual (PDI).
No caso dos
diretores, o processo de avaliação será consolidado pelo dirigente regional de
ensino com apoio do supervisor.
Ao longo dos
meses seguintes, os gestores devem acompanhar o cumprimento das metas
acordadas. O feedback completo estará disponível para consulta na Secretaria
Escolar Digital por todos os profissionais que participaram do processo de
avaliação.
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