A Justiça
Eleitoral iniciou a convocação de mesárias e mesários que atuarão nas Eleições
2026 no estado de São Paulo. A notificação será enviada por e-mail e, após
receber a mensagem, a pessoa deve confirmar sua participação na área do
colaborador da Justiça Eleitoral no site do Tribunal Regional Eleitoral de São
Paulo (TRE-SP). Também é possível confirmar a convocação acessando o sistema
com as credenciais da plataforma Gov.br.
Além da área do colaborador, mencionada anteriormente, a consulta à convocação também está disponível no Autoatendimento Eleitoral, na aba Mesária/Mesário. No mesmo espaço, é possível acessar o Portal da Mesária e do Mesário, atualizar dados cadastrais, verificar o local de trabalho, acompanhar o cronograma de treinamentos e emitir a carta de convocação, além de obter a declaração de dispensa profissional após a realização do pleito.
Alerta para falsas mensagens
O TRE-SP
alerta para falsas comunicações relacionadas à convocação de mesárias e
mesários. A Justiça Eleitoral reforça que a convocação deve ser verificada
exclusivamente por meio dos canais oficiais. Qualquer mensagem fora desses
meios deve ser considerada suspeita.
Convocadas e
convocados também podem buscar atendimento diretamente nos cartórios eleitorais
(consulte endereços e telefones) ou por meio da Central de Atendimento ao
Eleitor (número 148).
A atuação dos
integrantes da mesa receptora de votos é fundamental para garantir a
transparência e a legitimidade do processo democrático. Nas Eleições Municipais
de 2024, segundo estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estado de
São Paulo contou com o apoio de mais de 412 mil colaboradores no 1º turno, dos
quais 67% (134.964) atuaram de forma voluntária. No segundo turno, a mobilização
envolveu 179,5 mil cidadãos, com uma presença ainda maior de voluntários, que
representaram 77% (137.652) do total.
Em 2026, o 1º
turno será realizado em 4 de outubro. Eleitoras e eleitores vão às urnas para
escolher deputados federais e deputados estaduais; senador (duas vagas);
governador e vice-governador e presidente e vice-presidente da República (nessa
ordem).
Benefícios para quem exerce a função
A função
eleitoral concede dois dias de folga para cada dia trabalhado e para cada ciclo
de treinamento concluído. Os mesários também recebem auxílio-alimentação (R$ 65
por dia em 2026, conforme Portaria TSE nº 86/2025) e a Portaria TRE-SP nº
151/2026. Além disso, o serviço conta como critério de desempate em concursos
públicos (conforme edital) e pode ser validado como atividade complementar em
algumas instituições de ensino superior.
Como se tornar mesário voluntário
O cadastro
para mesário voluntário é permanente e os interessados em colaborar podem se
inscrever preenchendo o formulário de inscrição no site do TRE-SP, pelo
aplicativo e-Título ou diretamente no cartório eleitoral. O juízo eleitoral
avalia as fichas de acordo com a disponibilidade de vagas na seção da pessoa
inscrita ou em locais próximos.
A legislação
permite que qualquer cidadão maior de 18 anos que esteja em dia com a Justiça
Eleitoral exerça a função, com algumas exceções: servidores da Justiça
Eleitoral; candidatos e seus parentes (até o segundo grau, inclusive por
afinidade); cônjuges de candidatos; agentes de segurança penitenciária,
escolta, vigilância e guardas civis municipais, mesmo que a título voluntário,
ocupantes de cargos executivos em diretórios de partidos políticos, bem como os
funcionários no desempenho de cargo de confiança no Poder Executivo.

Postar um comentário