Jornal O Impacto - Guararapes e Região

Coração de D. Pedro I chega ao Brasil para os 200 anos da Independência

 

É a primeira vez em 187 anos que o coração do imperador deixa Portugal


- Ediwilson dos Santos –

 

O coração de Dom Pedro I chegou ao Brasil nessa segunda-feira (22), transportado por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que aterrissou na base militar de Brasília por volta das 10h. Conservado em formol há 187 anos, é a primeira vez que o órgão sai da cidade do Porto, em Portugal.

Nesta terça-feira (23), haverá uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a partir de 25 de agosto, o órgão fica exposto, no Palácio do Itamaraty, até 5 de setembro, e retorna a Portugal no dia 8.

Esta não é a primeira vez que restos mortais de Dom Pedro I são apresentados nas comemorações da Independência do Brasil. Em 1972, durante a ditadura militar, parte da ossada do imperador foi exposta em várias cidades brasileiras.

Dom Pedro I foi o primeiro chefe político do Brasil e responsável por declarar a independência da nação, no dia 7 de setembro de 1922, quando ele tinha 23 anos e era Príncipe Regente.

Ele foi coroado Imperador no dia 1º de dezembro de 1922 e manteve o seu reinado até 7 de abril de 1831, quando renunciou ao trono e retornou à Europa para liderar tropas contra insurgentes do reinado da sua filha mais velha, D. Maria da Glória, esmagando a revolta e devolvendo a paz e a soberania à Corte Portuguesa.

Apesar do porte físico atlético, durante a guerra contra os revoltosos D. Pedro I contraiu tuberculose e morreu no Palácio de Queluz, no dia 24 de setembro de 1934, aos 35 anos.

 Os restos mortais dele estão sepultados na cripta imperial, no Parque da Independência, em São Paulo.

Reconstituição facial forense de D. Pedro de Alcântara, primeiro imperador do Brasil


O tenente-brigadeiro da FAB Heraldo Luiz Rodrigues, nascido em Mirandópolis e com raízes em Guararapes, participou da recepção ao coração de D. Pedro I

Postagem Anterior Próxima Postagem

ÓTICA OCULAR E ESTILO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SICOOB

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SUPERMERCADOS JORDÃO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

RIGUETI AUTO PEÇAS

Jornal O Impacto - Guararapes e Região