Jornal O Impacto - Guararapes e Região

Prefeituras enfrentarão dificuldades para dar acesso ao tratamento para Covid-19

São Paulo recebe menos de um décimo de Paxlovid, medicamento fornecido pelo Ministério da Saúde para tratar a doença


O estado de São Paulo recebeu 9.855 tratamentos para a Covid-19 após a decisão de incorporar, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), e com autorização temporária de uso emergencial, a associação dos medicamentos nirmatrelvir e ritonavir (Paxlovid).

A quantidade solicitada pelos municípios paulistas, em razão da crescente onda de Covid-19 que vem atingindo as cidades, no entanto, foi 12 vezes maior que o número de medicamentos recebidos, segundo o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP).

Com isso, o Conselho afirma que as prefeituras paulistas enfrentarão dificuldades para oferecer à população acesso ao remédio. Em razão do número insuficiente de tratamentos, foi necessário usar um critério epidemiológico definido pela Coordenadoria de Controles de Doenças para a distribuição.

Segundo o critério definido, é preciso ter taxa populacional, casos confirmados de Covid-19 a partir dos 18 anos, casos confirmados de Covid-19 acima de 65 anos e casos confirmados de Covid-19 em pacientes imunossuprimidos (que representa a indicação de dois tratamentos a cada 10.000 habitantes ou 0,021% da população, aproximadamente). Os critérios foram deliberados pela Comissão Intergestores Bipartite.

A condição pactuada, estre o estado e municípios, para recebimento dos medicamentos, era preencher as informações solicitadas em formulário eletrônico que foi disponibilizado até às 12h do dia 23 de novembro. No total, 306 municípios e 9 serviços estaduais preencheram o formulário.

Ainda segundo o COSEMS/SP, 260 municípios solicitaram quantidade maior do que corresponde ao critério epidemiológico e receberão menos tratamentos do que o solicitado. Os serviços estaduais ficaram com 309 tratamentos, que corresponde 3% do total.

Postagem Anterior Próxima Postagem

ÓTICA OCULAR E ESTILO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SICOOB

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SUPERMERCADOS JORDÃO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

RIGUETI AUTO PEÇAS

Jornal O Impacto - Guararapes e Região