Jornal O Impacto - Guararapes e Região

Guararapes é a quarta cidade da região com mais “gatos” flagrados pela CPFL em 2022

Companhia realizou 6,5 mil inspeções em 22 municípios; em algumas cidades, como Birigui,  a quantidade de “gatos” diminuiu


- da Redação –

 

As ações de inspeção contra fraudes e furtos de energia, os populares “gatos”, permitiram à CPFL Paulista regularizar 484 ligações clandestinas em Araçatuba e outros 21 municípios da região em 2022.

Embora Araçatuba tenha apresentado queda, em relação a 2021, a cidade segue liderando o ranking com 261 ligações regularizadas em 2022. Na sequência, aparecem Birigui (101) e Penápolis (27).

Enquanto alguns municípios apresentaram queda, outros tiveram aumento nos casos de ligações clandestinas, caso de Valparaíso e Guararapes.

Confira a lista das dez cidades com mais casos de ligações clandestinas desfeitas, em 2022, na região de Araçatuba:

 

CONSEQUÊNCIAS

Ao fazer uma ligação clandestina, o morador coloca em risco a sua vida, a da família e a dos vizinhos. Isso porque o “gato” não segue qualquer padrão de segurança da rede elétrica. Em geral, ele é feito com fios, relógios e disjuntores adulterados, sem a certificação do Inmetro. Além disso, o risco de oscilações no fornecimento de energia, curto-circuito e incêndio é constante porque as ligações irregulares podem causar sobrecarga na rede elétrica.

 

CRIME

O furto de energia é crime previsto no Código Penal brasileiro. A pena pode chegar a oito anos de prisão. Sempre que constatada fraude, a empresa preenche um Termo de Ocorrência de Inspeção (TOI) e, na sequência, calcula a quantidade de energia que deixou de passar pelo medidor do local. Assim, estabelece o valor correspondente, que deverá ser pago à distribuidora. 

Postagem Anterior Próxima Postagem

ÓTICA OCULAR E ESTILO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SICOOB

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SUPERMERCADOS JORDÃO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

RIGUETI AUTO PEÇAS

Jornal O Impacto - Guararapes e Região