Jornal O Impacto - Guararapes e Região

Vacinação contra dengue começa em 11 cidades paulistas em fevereiro

 

Alerta para o crescente aumento da dengue no país, o Ministério da Saúde está desenvolvendo uma série de ações para o enfrentamento da doença, dentre elas a incorporação da vacina, que começará a ser será aplicada na população de regiões endêmicas, em 521 municípios, a partir de fevereiro. Em São Paulo, 11 cidades (confira a lista abaixo) da região do Alto Tietê receberão o imunizante.

As regiões de saúde selecionadas atendem a três critérios: possuem pelo menos um município de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2. Com isso, 16 estados e o Distrito Federal têm municípios que preenchem os requisitos para o início da vacinação a partir de 2024.

Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue – 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023, depois das pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina.

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue em dezembro de 2023. A inclusão foi analisada de forma célere pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS), que recomendou a incorporação.

O Ministério da Saúde reforça que a principal medida de enfrentamento das arboviroses é a eliminação dos criadouros do mosquito. Daí a importância de receber os agentes de saúde, que vão ajudar a encontrar e eliminar possíveis criadouros. 

Confira a lista das 11 cidades que serão as primeiras a receber o imunizante contra a dengue em São Paulo:

Arujá

Biritiba-Mirim

Ferraz de Vasconcelos

Guararema

Guarulhos

Itaquaquecetuba

Mogi das Cruzes

Poá

Salesópolis

Santa Isabel

Suzano.



Postagem Anterior Próxima Postagem

ÓTICA OCULAR E ESTILO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SICOOB

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SUPERMERCADOS JORDÃO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

RIGUETI AUTO PEÇAS

Jornal O Impacto - Guararapes e Região