Jornal O Impacto - Guararapes e Região

Guararapes abre inscrições para o Programa de Combate ao Tabagismo

 

O Departamento Municipal de Saúde de Guararapes, por meio do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), está com as inscrições abertas até o dia 16 para o Programa de Combate ao Tabagismo, que tem como objetivo oferecer orientação, tratamento, acompanhamento e apoio aos fumantes que decidem parar de fumar.

As inscrições deverão ser realizadas no CAPS, localizado na rua Tiradentes, 283, das 7h às 12h. O início do programa está previsto para começar no dia 21 de fevereiro.

Os interessados participarão de grupos terapêuticos e, de início, as sessões serão semanais. Após este período, as sessões passam a ser quinzenais e depois os encontros são mensais por até um ano.

O participante também passa por uma consulta médica onde é avaliado se há ou não necessidade do uso de medicação, oferecida pelo município.

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco.

Segundo informações do INCA, o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são responsáveis por 428 mortes diárias no Brasil e aproximadamente 156 mil óbitos anuais.

Em 2015, as doenças cardiovasculares e o câncer, que têm o tabagismo como importante fator de risco, foram a primeira e segunda causas de óbitos atribuíveis ao tabaco no país. A mortalidade por câncer correspondeu a 32,27% do total de óbitos atribuídos ao tabagismo.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o órgão do Ministério da Saúde (MS) responsável pelo programa e pela articulação da rede de tratamento do tabagismo no SUS.



Postagem Anterior Próxima Postagem

ÓTICA OCULAR E ESTILO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SICOOB

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SUPERMERCADOS JORDÃO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

RIGUETI AUTO PEÇAS

Jornal O Impacto - Guararapes e Região