Jornal O Impacto - Guararapes e Região

Postos de saúde abrem neste sábado para vacinação infantil e outras ações

 

As unidades de saúde básica de todo o estado estarão abertas neste sábado (8) para a realização do “Dia D” de vacinação para todas as crianças de 1 a 4 anos de idade que devem ser imunizadas contra a poliomielite (paralisia infantil). Já para as crianças menores de 1 ano será avaliada a situação vacinal, iniciando ou completando a caderneta de acordo com a idade. Será um dia também para alertar sobre a importância de seguir o esquema vacinal.

A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus, que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.

Até 3 de junho, no estado, foram vacinadas 36.786 crianças entre 1 a 4 anos de idade, de acordo com o Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde (MS). A campanha faz parte do processo de mudança do esquema vacinal das crianças, que se deve às conquistas obtidas no processo de interrupção do poliovírus no Brasil. A pólio selvagem está eliminada no Brasil desde 1989 e em São Paulo desde 1988. O ato fez com que o país recebesse a certificação de área livre da doença em 1994.

 

AÇÕES EM GUARARAPES

Além da vacinação contra a poliomielite, as UBS’s de Guararapes atenderão em horários especiais (veja abaixo) para disponibilizar a vacina contra a gripe para todas as pessoas acima de 6 meses de idade, agendamento para o exame de mamografia e pesagem das crianças de famílias beneficiárias do Bolsa Família.

A UBS Dr. Norman Storto estará aberta para atender moradores com sintomas de dengue e de gripe. Desde março, quando os postos de saúde de Guararapes passaram a atender em horários estendidos e plantões nos finais de semana, foram realizados 2.151 atendimentos de pacientes com sintomas de gripe e dengue, informou o Departamento Municipal de Saúde. A cidade registrou em maio, 478 casos confirmados de dengue.

Abaixo, os horários de atendimento nas UBs’s neste sábado:

- Dr. Norman Storto (Postão): 8h às 16h

- Dr. Akira Motomatsu: 8h às 16h

- Antônio Simões: 8h às 13h



Postagem Anterior Próxima Postagem

ÓTICA OCULAR E ESTILO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SICOOB

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SUPERMERCADOS JORDÃO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

RIGUETI AUTO PEÇAS

Jornal O Impacto - Guararapes e Região