O Departamento de Estradas de
Rodagem (DER) autorizou, nesta sexta-feira (14), a instalação de mais 649 radares
fixos nas rodovias estaduais de São Paulo. A partir de agora, as empresas
contempladas pelo Edital nº 145/2023 se reunirão com diretores e engenheiros da
autarquia e terão até 90 dias para finalizar a ordem de serviço.
Até meados de maio de 2025, os
equipamentos estarão em funcionamento, realizando a fiscalização de velocidade
nos trechos não-concedidos do estado para garantir mais segurança aos usuários.
Os dispositivos serão instalados
em pontos estratégicos dos mais de 13 mil quilômetros de rodovias administradas
pelo DER, mapeados como aqueles com maiores índices de acidentalidade, levando
em consideração também outros fatores, como tipo de acidente registrado, alta
velocidade praticada, condições geométricas da via, possíveis pontos críticos,
e proximidade de passagem de fauna, entre outros.
“A implantação de radares
contribui para reduzir acidentes, garantir a segurança dos usuários e salvar
vidas, uma vez que sua presença auxilia no respeito aos limites de velocidade,
melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de
eventuais impactos”, explica o coordenador geral de operações viárias do
DER-SP, Ricardo Miguel do Nascimento.
A área de cobertura será
ampliada, com novos equipamentos que, além da fiscalização de velocidade, serão
capazes de contar automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos
e transmitir em tempo real os dados para uma central do Departamento. Eles são
do tipo Fixo-Redutor e Fixo-Controlador – e não do tipo conhecido popularmente
como radar “anti-migué” (radar Doppler).
O radar Fixo-Redutor será
instalado apenas em locais com maior adensamento urbano, com maior presença de
pedestres e ciclistas, contando com display para mostrar a velocidade dos
veículos durante a sua passagem.
Já o radar Fixo-Controlador faz a
medição de velocidade sem o uso de display, em trechos rurais com maior
velocidade. Ambos os modelos fazem a verificação por meio de um laço indutivo,
embutido num ponto fixo, instalado sob o pavimento da via.
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