A partir desta sexta-feira (30),
aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão
poder consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em
seus benefícios diretamente nas agências dos Correios.
A iniciativa amplia de forma
significativa a rede de atendimento presencial para beneficiários do INSS,
especialmente em localidades sem unidades próprias do instituto.
Com mais de 5 mil agências
próprias habilitadas em todos os estados, os Correios oferecem uma estrutura
pública essencial para viabilizar o esforço coletivo de proteção aos
aposentados, promovendo inclusão social e garantindo um atendimento humanizado,
seguro e gratuito.
O presidente do INSS, Gilberto
Waller Júnior, destaca que a medida visa garantir que nenhum cidadão fique sem
acesso ao direito de contestar descontos indevidos. “Estamos ampliando o
acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver o
problema dos descontos indevidos que lesou aposentadas e aposentados
brasileiros”.
A parceria prevê protocolos
rigorosos de segurança, com atendimento feito exclusivamente por profissionais
treinados em unidades próprias dos Correios. Todos os dados dos beneficiários
são tratados com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo
confidencialidade e rastreabilidade.
Para regiões ainda não atendidas
pelas agências habilitadas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões
de atendimento, com o objetivo de garantir a universalização do serviço.
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