A partir desta
quarta-feira (14), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do
Seguro Social (INSS) podem requerer a devolução de valores descontados
indevidamente nos últimos anos. O pedido deve ser feito por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site de mesmo nome ou
pelo telefone 135.
Agora é
possível saber o nome da entidade à qual o aposentado ou pensionista que teve
desconto está vinculado, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no
aplicativo Meu INSS.
Cerca de 9
milhões de segurados começaram a ser notificados na terça-feira (13) sobre
descontos por entidades e associações. Caso o aposentado ou pensionista
constate descontos não autorizados, poderá solicitar a devolução dos valores
pelos canais citados acima.
Segundo o
INSS, podem ocorrer instabilidades no aplicativo por causa do alto volume de
acessos. “O INSS afirma que a Dataprev, empresa que fornece tecnologia para o
INSS, está monitorando e acompanhando de perto o aplicativo Meu INSS”,
respondeu a autarquia à Agência Brasil.
Para ajudar os segurados que não usam meios eletrônicos, o governo negocia com os Correios a abertura da rede de 8,5 mil agências para atendimento presencial.
Consulta
Para acessar a
notificação, é preciso baixar, de forma gratuita, o aplicativo, disponível para
os sistemas IOS e Android. O download pode ser feito pela App Store, no caso de
celulares do modelo IPhone, ou na Google Play Store, para os demais aparelhos.
Após baixar o
Meu INSS, será necessário criar uma conta com login e senha, informando o
número do CPF. A senha criada serve também para acessar outros serviços
públicos, já que todos os portais foram unificados no sistema Gov.br.
Também é
possível criar uma conta no Meu INSS por meio de internet banking de bancos
credenciados. Neste caso, basta acessar a opção "Entrar com seu
banco", disponível na página inicial do aplicativo.
Com a conta já
aberta, é preciso clicar no sininho que aparece no topo, do lado direito; em
seguida, em “Configurar Notificações”; e, por fim, selecionar a opção “Permitir
notificações”.
Mensagens
Há duas opções
de mensagens disponíveis. Uma para quem teve algum tipo de desconto, que está
sendo enviada a partir de hoje.
E outra para
quem não teve nenhum desconto, enviada na semana passada: “fique tranquilo,
nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a
fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para
proteger você e seu benefício”, escreveu o INSS na última semana.
Golpes
O instituto
reforça que é preciso ter cuidado com golpes. O contato com beneficiários será
feito exclusivamente via notificação por meio do aplicativo Meu INSS. Não
haverá contato, portanto, via ligação ou envio de mensagem SMS.
Aposentados e
pensionistas com dúvidas ou com dificuldade de acessar o aplicativo podem ligar
na central de teleatendimento 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das
7h às 22h. Para um atendimento mais rápido, os melhores horários para ligar são
após as 16h e aos sábados.
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