A
direção da Santa Casa de Guararapes confirmou nesta semana ter sido vítima de
um golpe que retirou aproximadamente R$ 300 mil de uma das suas contas
bancárias. Os detalhes do crime não foram comentados pela instituição.
Segundo
a administração do hospital, o golpe foi aplicado à distância, há cerca de um
mês, por uma pessoa se passando por agente credenciado do banco onde a entidade
possui conta corrente.
Assim
que foi descoberto, a direção da Santa Casa denunciou o crime para a polícia
para que uma investigação fosse iniciada.
Informalmente, a administração garantiu que foram tomadas todas as providências para recuperar os cerca de R$ 300 mil e, também, identificar a prender os responsáveis.
A administração explicou que não quer detalhar o crime para não atrapalhar as investigações policiais. “Outras entidades foram vítimas do mesmo golpe, no mesmo período”, disse, também informalmente, a gerência do hospital.
Cuidado com o golpe
O
golpe da falsa central de atendimento ao cliente é um dos mais sofisticados e
usados pelos golpistas, segundo dados da Febraban (Federação Brasileira dos
Bancos).
O
golpe é aplicado com pessoas ligando e se apresentando como um agente do banco
onde a pessoa (física ou jurídica) tem conta e dizendo que há transações
suspeitas na conta. O discurso vem acompanhado de pedidos para "atualizar
dados" ou realizar um PIX para evitar bloqueio, resultando em perdas de
até milhares de reais.
A recomendação da própria Febraban é para que nunca seja fornecido nenhum dado bancário por telefone. Em caso de dúvida, desligue e ligue para o banco usando o canal oficial.
Se mesmo com todos os cuidados você foi vítima de algum golpe, não hesite em procurar um advogado especializado em direito bancário e fraudes digitais.
A
responsabilidade dos bancos por transações fraudulentas é reconhecida pela
Justiça quando há falhas na segurança ou ausência de mecanismos de bloqueio.
O consumidor
tem direito à devolução do valor perdido e, em muitos casos, à indenização por
danos morais.
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