PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARARAPES

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

Prefeitura formaliza doação de área para construção da sede da Casa Abrigo Nosso Lar

 

O prefeito Alex Arruda recebeu em seu gabinete os representantes da Casa Abrigo Nosso Lar para a entrega oficial da escritura da área doada pela Prefeitura de Guararapes, conforme a Lei nº 4.209, de 24 de abril de 2025.


O terreno, localizado no bairro Jardim Iguatemi, na rua Paulo da Paz, esquina com a rua Pedro Damico, será o local onde será construída a nova sede da entidade. A previsão é que as obras tenham início em janeiro.

A Casa Abrigo Nosso Lar é um serviço de acolhimento institucional voltado a crianças e adolescentes de até 18 anos, criado em 20 de setembro de 2010, em resposta à necessidade de atendimento a situações de vulnerabilidade e risco social no município.

Com caráter provisório, o serviço de abrigo não tem como objetivo ser uma moradia permanente, mas sim garantir proteção e acolhimento até que seja possível o retorno à família de origem, ou o encaminhamento para uma nova família. Trata-se de uma medida excepcional, aplicada apenas quando há risco de vida ou violação grave de direitos, após esgotadas todas as alternativas de proteção.

Perspectiva da nova sede da Casa Abrigo Nosso Lar (dependências externa e interna)



O ambiente da Casa Abrigo é estruturado para oferecer uma convivência familiar e comunitária, em formato de casa-lar, com atenção individualizada e acompanhamento constante. A assistência da entidade inclui um serviço multidisciplinar composto por profissionais dedicados ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, entre eles assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores.

Atualmente, a equipe é formada por Cristiane Kimura (assistente social), Maeda Soto Berteli (psicóloga), Angelina Bispo (coordenadora), Antônio Maximiliano Kastner Barrancos (presidente), Dina Mara Albuquerque Gasparini (vice-presidente) e João Andrade de Oliveira (1º tesoureiro).

Entre os principais objetivos da Casa Abrigo estão a garantia da proteção integral — física, emocional, educacional e social —, o fortalecimento de vínculos comunitários e o preparo para o retorno à família biológica, ou encaminhamento à adoção. A instituição também busca promover a inclusão das crianças e adolescentes nos serviços e atividades da comunidade, como escolas, unidades de saúde e espaços de lazer.

Para a construção da nova sede, a entidade conta com o apoio da população e de empresas locais. Doações podem ser realizadas por meio da chave Pix 12.746.312/0001-28.

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SICOOB COOPCRED

Jornal O Impacto - Guararapes e Região
Jornal O Impacto - Guararapes e Região