PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARARAPES

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

Pediatra-chefe da Santa Casa de Araçatuba é proibido de assumir o plantão e revolta mães de crianças

 

O médico pediatra Anderson Azevedo Dutra foi barrado na portaria e proibido de assumir o seu plantão na Santa Casa de Araçatuba, na manhã desta quarta-feira (24). Sem saber o motivo, o profissional acionou a Polícia Militar e o fato foi gravado por câmeras de celulares. As imagens foram publicadas em redes sociais e rapidamente ganhou alta repercussão.

Mães de crianças internadas na unidade ficaram revoltadas com o impedimento do pediatra de atender os pacientes. A decisão de barrar o médico partiu da direção da Santa Casa, em virtude da abertura de uma sindicância administrativa para apurar responsabilidades.

O pediatra Anderson Dutra acionou a PM após ser impedido de entrar na Pediatria da Santa Casa / reprodução redes sociais

Em nota divulgada aos meios de comunicação, a direção do hospital informa que instaurou a sindicância para apurar fatos relacionados à condução da linha de cuidado pediátrico e neonatal do médico. Segundo a instituição, o procedimento analisa critérios adotados por ele para admissão, permanência, transferência e alta de pacientes em leitos de UTI e cuidados intermediários, além de possíveis inconformidades técnicas e assistenciais.

A administração também informou que investiga a compatibilidade entre os dados epidemiológicos registrados e as justificativas técnicas apresentadas para propostas de ampliação da estrutura e da oferta de leitos destinados aos setores pediátrico e neonatal.

Em razão da natureza das apurações e para preservar a lisura da investigação, foi determinado o afastamento cautelar e temporário de Anderson Azevedo Dutra. A instituição ressalta que a medida possui caráter exclusivamente preventivo, não representa reconhecimento de culpa e garante ao médico o direito ao contraditório, à ampla defesa e à presunção de inocência.

Ainda conforme a nota oficial, uma das situações analisadas na sindicância seria a existência de resistências (capitaneadas pelo pediatra) à ampliação emergencial da oferta de leitos neonatais e pediátricos, cenário que, segundo a direção, dificultava o atendimento da demanda da unidade.

A Santa Casa informou que, somente durante a manhã desta quarta-feira, após reavaliações clínicas realizadas por uma Câmara Técnica Médica criada em caráter emergencial, seis pacientes que ocupavam leitos especializados receberam alta e foram removidos para enfermarias, possibilitando a transferência de seis crianças que aguardavam vagas no Pronto-Socorro para a UTI Neonatal I.

De acordo com a instituição, a medida representou o primeiro avanço do protocolo de contingenciamento de vagas implantado nesta quarta-feira e permitiu ampliar a capacidade operacional do hospital sem comprometer a segurança dos pacientes.

Apesar do incidente, a Pediatria do hospital segue atendendo dentro da sua normalidade.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SICOOB COOPCRED

Jornal O Impacto - Guararapes e Região