O médico
pediatra Anderson Azevedo Dutra foi barrado na portaria e proibido de assumir o
seu plantão na Santa Casa de Araçatuba, na manhã desta quarta-feira (24). Sem
saber o motivo, o profissional acionou a Polícia Militar e o fato foi gravado
por câmeras de celulares. As imagens foram publicadas em redes sociais e
rapidamente ganhou alta repercussão.
Mães de
crianças internadas na unidade ficaram revoltadas com o impedimento do pediatra
de atender os pacientes. A decisão de barrar o médico partiu da direção da
Santa Casa, em virtude da abertura de uma sindicância administrativa para
apurar responsabilidades.
O pediatra Anderson Dutra acionou a PM após ser impedido de entrar na Pediatria da Santa Casa / reprodução redes sociais
Em nota
divulgada aos meios de comunicação, a direção do hospital informa que instaurou
a sindicância para apurar fatos relacionados à condução da linha de cuidado
pediátrico e neonatal do médico. Segundo a instituição, o procedimento analisa
critérios adotados por ele para admissão, permanência, transferência e alta de
pacientes em leitos de UTI e cuidados intermediários, além de possíveis
inconformidades técnicas e assistenciais.
A
administração também informou que investiga a compatibilidade entre os dados
epidemiológicos registrados e as justificativas técnicas apresentadas para
propostas de ampliação da estrutura e da oferta de leitos destinados aos
setores pediátrico e neonatal.
Em razão da
natureza das apurações e para preservar a lisura da investigação, foi
determinado o afastamento cautelar e temporário de Anderson Azevedo Dutra. A
instituição ressalta que a medida possui caráter exclusivamente preventivo, não
representa reconhecimento de culpa e garante ao médico o direito ao
contraditório, à ampla defesa e à presunção de inocência.
Ainda conforme
a nota oficial, uma das situações analisadas na sindicância seria a existência
de resistências (capitaneadas pelo pediatra) à ampliação emergencial da oferta
de leitos neonatais e pediátricos, cenário que, segundo a direção, dificultava
o atendimento da demanda da unidade.
A Santa Casa
informou que, somente durante a manhã desta quarta-feira, após reavaliações
clínicas realizadas por uma Câmara Técnica Médica criada em caráter
emergencial, seis pacientes que ocupavam leitos especializados receberam alta e
foram removidos para enfermarias, possibilitando a transferência de seis
crianças que aguardavam vagas no Pronto-Socorro para a UTI Neonatal I.
De acordo com a instituição, a medida representou o primeiro avanço do protocolo de contingenciamento de vagas implantado nesta quarta-feira e permitiu ampliar a capacidade operacional do hospital sem comprometer a segurança dos pacientes.
Apesar do incidente, a Pediatria do hospital segue atendendo dentro da sua normalidade.
Postar um comentário