Jornal O Impacto - Guararapes e Região

Represa de Guararapes tem nível reduzido e Prefeitura pede para população economizar água

 

Represa está com 1,560 milhão de litros de água abaixo da sua capacidade / foto Divulgação

- da Redação -

 

Dias de muito calor, falta de chuva e aumento no consumo de água no município. Essa combinação fez o nível da represa municipal de Guararapes baixar 1 metro e 14 centímetros nesta semana, equivalente a 1,560 milhão de litros da capacidade plena do reservatório, que é de 3,744 milhões de litros.

Diante disso, o prefeito Alex Arruda se reuniu na segunda-feira (21), com a diretora do Departamento de Engenharia e Saneamento Básico, Luciane Antoniolli, com o chefe de seção da Captação de Água, João Beltrão Júnior, e com o chefe da seção de Tratamento e Distribuição de Água, João Carlos Natali, para encontrarem soluções emergenciais que evitem o racionamento de água na cidade.

Ficou decidido que no período das 20h às 8h da manhã, o abastecimento de água será realizado por gravidade, ou seja, a água passa sem muita pressão. Segundo dados da Estação de Tratamento de Água, o consumo da população é de 8 milhões de litros por dia.

A última chuva na cidade foi no dia 14 de novembro, mas choveu apenas 4,9 milímetros. O Departamento de Água recomenda a toda a população evitar desperdício de água tratada e a adoção de hábitos que economizem o precioso líquido, como:

 

- Desligue a água enquanto estiver escovando os dentes;

- Após fechar a torneira, certifique-se de que ela não esteja pingando. Essas gotinhas podem custar muito caro, sabia?

- Limpe a louça antes de lavá-la. Essa é uma dica e tanto para evitar o desperdício. Tire o excesso de resíduos a seco e só depois jogue água. Também não esqueça de desligar a torneira enquanto estiver ensaboando as louças

- Reutilize água da máquina de lavar. Essa água não é própria para o consumo, mas pode servir para as plantas, lavar o quintal e dar descarga;

- Cheque se há algum vazamento na sua casa;

- Não tome banhos muito demorados. Uma ducha de 15 minutos gasta, em média, 135 litros de água;

- Acumule as roupas para lavar. Assim, você enche totalmente a máquina e usa água uma vez só.

Postagem Anterior Próxima Postagem

ÓTICA OCULAR E ESTILO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SICOOB

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

SUPERMERCADOS JORDÃO

Jornal O Impacto - Guararapes e Região

RIGUETI AUTO PEÇAS

Jornal O Impacto - Guararapes e Região